Wing Chun
Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de defesa pessoal que surgiu no sul da China, ele se distingue através da economia de movimentos, sendo um sistema de defesa pessoal realista.
Simples e eficiente, o estilo de combate não possui movimentos acrobáticos. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Sua principal diferença dentre os outros estilos praticados atualmente está no conceito da defesa. Enquanto em outras artes marciais se procura bloquear os ataques do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é utilizar a força do agressor contra ele mesmo, utilizando a defesa e o ataque simultaneamente.
A pesar de muitos mestres espalhados pelo mundo trabalharem juntos para o crescimento do Wing Chun, sua grande popularidade veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, discípulo de Yip Man, que utilizou o Wing Chun como base para o desenvolvimento de seu próprio estilo de luta tempos depois, o Jeet Kune Do.
Características do estilo
-
Minimalista com movimentos simples, curtos e rápidos;
-
Técnicas de ataque e defesa simultâneas;
-
Ataques focados em pontos vitais e áreas sensíveis;
-
Explosão nos movimentos;
-
Objetivo de atingir e finalizar o combate rapidamente;
-
Não elitista, podendo ser praticado por pessoas idosas e sem porte físico.
Benefícios do estilo
-
Saúde
-
Coordenação
-
Equilíbrio
-
Senso espacial
-
Harmonia
-
Auto-confiança
-
Defesa pessoal